Friday, July 11, 2008

A estrada da vida


Tomámos a liberdade de tirar daqui estas regras:

-Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

-São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

-A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.

-É proibida a circulação de motos emparelhadas.

-Deverá ser mantida uma distância mínima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana (…)Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindível.

-Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.

-Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

-São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

-Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

-Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

-Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

-Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

-Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.


Nosso pensamento do dia:

Para vivermos em comunidade temos que respeitar algumas regras (felizmente ou infelizmente).
Para conduzir em grupo é importante que não nos esqueçamos que também existem regras, e que se forem levadas em consideração contribuem para uma boa viagem, prevenindo acidentes.
Boas curvas...sempre!

No comments: